5 dicas para aprender japonês mais rápido

dia 1 - meu diário aprendendo japonês

Olá! Hoje foi difícil ter disciplina e começar a estudar o idioma, mas graças a Deus consegui, e por isso estou aqui pra contar como foi.

Ontem, eu havia feito um plano, mas ele não é muito detalhado. Por isso, hoje, antes de começar os meus 30 minutos de estudo, eu consultei alguns sites. Já conhecia o comoaprenderjapones, do Mairo Vergara, aliás ele foi uma das minhas influências a querer aprender o idioma e criar esse blog. Eu falo dele aqui, porque me ajudou a saber o que estudar primeiro: o alfabeto ;).

Como a escrita do japonês é totalmente diferente do português e dos outros idiomas românicos, é legal começar realmente pelo alfabeto. Por isso, hoje, eu comecei a estudá-lo. De acordo com o que o Mário Vergara disse em seu blog e outros sites que visitei é ideal iniciar pelo Hiragana.

Desculpa, você deve estar um pouco perdido agora, mas o alfabeto japonês é formado pelo: Kanji (ideogramas), o Hiragana e o Katakana. Eu não sei muito bem sobre eles, mas acho que o Hiragana é o mais básico e mais necessário pra se aprender, e em menor quantidade também. Por isso, iniciei por ele.

Pra fazer o estudo do Hiragana, eu estou utilizando o canal Learn Japanese with JapanesePod101. Lá tem uma série específica sobre isso. Resumindo o que vi hoje: estudei as 5 vogais que compõem o Hiragana, os sons são bem parecidos com os nossos, mas a ordem muda. Então, fica assim: a (), i (), u (), e () e o ().

Eu escrevi algumas vezes pra memorizar. O canal JapanesePod101 na aula tem várias associações para facilitar esse processo. No geral, estudei algumas palavras simples que são formadas pela união de algumas dessas vogais.

Um exemplo é あい, que é amor.

Indo para a prática, eu escolhi um anime para começar a escuta. É Btooom!, que traz a história de um gamer no Japão que passa a viver no mundo do jogo. Eu assisti ao primeiro episódio, com legenda em português, mas não deixa de ser um contato com o idioma. A princípio, gostei muito do anime.

Então é isso, gente! Espero que vocês tenha gostado desse post falando sobre o 1º dia. Vamos continuar forte nessa jornada!

Comentários