5 dicas para aprender japonês mais rápido

Guia completo sobre o Alfabeto Japonês: Hiragana, Katakana e Kanji

Por onde começar a aprender japonês? Qual o alfabeto que é usado? Você tem estado com esses questionamentos e por isso chegou até aqui, certo? Saiba que essas e outras perguntas responderei neste post pensado especialmente para te ajudar. 

A ideia para fazer esse post veio com uma situação que ocorreu há um tempinho. Uma pessoa me perguntou a diferença entre o Hiragana, o Katakana e o Kanji, lá no Pinterest (você já segue, não é? Se não, saiba que publico conteúdo autoral. Não perca tempo ;), segue o 365diasdejapones lá). 

Ao responder a dúvida da pessoa, percebi que no blog não tinha nenhum conteúdo detalhado sobre o alfabeto japonês. Falha nossa, né? Pensando nisso, decidi fazer umas pesquisas e preparar este post valioso pra vocês. 

Então, quer ver um guia completo sobre o alfabeto japonês e como aprender mais fácil? É isso que mostrarei neste post, no final você saberá tudo o que você precisa sobre o assunto. Continue lendo!



Qual é o Alfabeto Japonês?

O japonês é totalmente diferente das línguas românicas, como o português, o inglês e o espanhol, por exemplo. Por isso, o seu alfabeto acaba sendo totalmente diferente também. Isso faz com que muitos considerem o idioma como um dos mais difíceis para se aprender. Mas não desanime e não deixe o medo te dominar, é possível aprende-lo.

Ah, já estava esquecendo: Você talvez esteja com uma dúvida sobre quando aprender o alfabeto, não é? E sim, já respondo agora: o ideal é que você comece aprendendo o alfabeto japonês o quanto antes caso esteja começando a aprender o idioma. Pois melhorará o seu entendimento e abrirá muitas portas de aprendizagem, pois em todo lugar que tiver o idioma presente, lá estará esse alfabeto.

Dito isso, surge a pergunta: qual é o alfabeto japonês? O alfabeto japonês é composto por dois silabários, o Hiragana e o Katakana (chamados juntos de Kana),  e um ideograma chamado Kanji. Preparei a seguir uma explicação de cada um.

Vem aprender o alfabeto japonês completo. Guia contando como ele é formado (Hiragana, Katakana e Kanji), ainda fala sobre o Romaji. Como aprender o alfabeto japonês e mais dicas.


Hiragana

O Hiragana tem letras, se é que podemos dizer assim, que representam sons. Uma letra como Ka, pode por exemplo, ter variações de som dependendo de uma traço que o acompanha, como Ga. 

Na verdade, o Hiragana, assim como o Katakana (que você verá logo abaixo) são chamados de silabários. Isso porque é formado por um conjunto de símbolos que representam sílabas, normalmente um símbolo representa uma consoante e uma vogal. Ou no caso das vogais, apenas vogal. 

Por esse motivo que a vogal com o som de E no japonês, em Hiragana, é diferente do som TE. Um exemplo que mostra que se trata realmente de um silabário, pois não tem semelhança apesar de os dois terem o som do "e". O que não aconteceria em português, já que o e está presente nos dois, E e TE.

Alfabeto japonês: Hiragana
Hiragana. Foto: JapanesePod101.


Katakana

O Katakana é outro silabário do japonês. Ele é mais usado pra nomes e palavras estrangeiras, como Maria (マリア) e Chocolate (チョコレート). A pronúncia do Katakana é muito parecida com a do Hiragana, mas a escrita do caractere é diferente (a do Katakana tende a ter um visual mais angular, tendo uma ou outra coisa parecida.

O Katakana também é mais usado pra escrever as onomatopeias, sons específicos (como de um telefone tocando, por exemplo), em mangás.

Katakana. Foto: JapanesePod101.


Kanji

Kanji são ideogramas de origem chinesa, e que é utilizado na língua japonesa há alguns séculos já. Cada Kanji, que é um desenho de caractere (podemos dizer assim, pra ficar mais fácil) possui um significado de uma palavra ou sentido.
Exemplo de Kanji, referente a palavra água (みず, em Hiragana). 
Os nome das pessoas, em japonês, costuma ser escrito na maioria das vezes em Kanji. Algumas vezes em Kana.

 

Furigana

Já ouviu esse nome? Então, o Furigana é quando na escrita está presente o Kanji e o Hiragana ao mesmo tempo. Ou seja, o Hiragana vem mostrando como se pronuncia e escreve o caractere do Kanji em seu silabário. O Hiragana pode vim tanto acima do Kanji em destaque como ao lado. Exemplo de um Furigana:

Alfabeto japonês: furigana
Foto da na nossa conta no Pinterest.


Romaji

Coloquei o Romaji aqui, mas ele não necessariamente faz parte do alfabeto japonês e você vai entender o porquê. É a pronúncia dos sons do japonês em letras romanas, por vezes utilizado por objetivos específicos. Vez ou outra, em uma série, você vê um pouco de romaji escrito. 

Atenção, tenho uma Dica de aprendizagem: não se apegue ao Romaji e procure não depender dele para estudar e aprender o idioma, pois assim você pode acelerar o seu aprendizado (veja mais como aprender japonês rápido). 

Um exemplo de Romaji está na foto acima: o nome "okaa-san" para a pronúncia da palavra Mãe em japonês.

Como Aprender o Alfabeto Japonês?

Sabendo de tudo isso, cada detalhe que mostrei, surge a pergunta desse tópico: Como Aprender o Alfabeto Japonês? Se for pra dar uma dica, com base na minha experiência e nas leituras que fiz, digo pra você começar pelo Hiragana. Depois dê sequência com o Katakana e o Kanji. Eu mesmo, por exemplo, comecei o Hiragana e agora estou no Katakana.

Mas calma, aos poucos você consegue aprender cada alfabeto, ou melhor, silabário. Vai depender só de quanto tempo você vai dedicar. Quanto mais tempo e dedicação mais rápido você estará de dominá-lo. Mas lembre-se: vamos tornar o aprendizado prazeroso. Por isso estou aqui junto com você nesse processo.

E aí, gostou deste post? Compartilha com os seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas sejam ajudadas. Não acredito que você não vai querer compartilhar o que é bom com quem você conhece e te segue né?!? Nos vemos no próximo post!

Comentários

  1. Também estou no processo de aprender japonês e as dicas do seu blog vão me ajudar bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz de ler esse comentário. Eu agradeço. Sigamos juntos aprendendo japonês ;)

      Excluir
  2. Suas dicas me ajudaram muito ... obrigado por dispor seu tempo em nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço. Seu comentário me dá força pra continuar. Continue por aqui! ;)

      Excluir

Postar um comentário