5 dicas para aprender japonês mais rápido

Meu plano para aprender japonês em 2021


Quer saber o meu plano detalhado da minha rotina e metas para aprender japonês em 2021? Então siga este post!

Plano para aprender japonês em 2021


Desabafo

Se você não quiser ler esta parte, pode pular direto para o meu plano. Mas te garanto que caso decida saber de tudo, vai te ajudar muito.

Eu sei...o ano de 2020 foi muito difícil. Pra todos. Pra uns, mais difícil ainda. A pandemia do Covid-19 impactou a nossa vida, o mundo, o ano. Foram muitas vidas perdidas, muitas dificuldades. Se você chegou até aqui já é um vencedor, pode acreditar. Desejo muita luz de Deus para todos nós. Ele nos sustentou e esteve conosco a todo momento.

Eu diria que para mim, especificamente, foi um ano de altos e baixos. Eu descreveria assim 2020 a quem me perguntasse de repente. "Foi uma montanha russa", ouvi e li muitos dizerem e escreverem. Aconteceu muita coisa boa, e foi um momento difícil para muitos. Perdas, lutas, momentos diferentes, e momentos descontraídos e leves também apesar de toda bagunça. E como as coisas na nossa vida são conectadas, isso acabou afetando o meu aprendizado em japonês.

Mas não posso reduzir a isso as minhas falhas de aprendizado. Teve a minha responsabilidade bastante envolvida nisso. Pois esse tempo eu poderia ter usado para me dedicar mais ao idioma, e não foi o que aconteceu. 

Um dos valores que eu prezo na minha vida e no blog é a honestidade. Por isso quero contar o que aconteceu e porque fiquei 6 meses sem postar (nossa, já estava com muita saudade do nosso cantinho, confesso). O japonês é um idioma que tenho vontade de aprender, gosto da cultura, animes, j-dramas etc. Apesar disso, não é o idioma que foco 100% atualmente.

Eu aprendo inglês, já estou em um nível bom, em direção ao avançado. E é a minha prioridade. Estudo a uns anos de forma autodidata. Isso afetou bastante pois fiquei com medo de me dedicar ao japonês regularmente e não dá conta do inglês (e acabar retardando o meu aprendizado). Isso resultou que já fiquei dias e até semanas sem ter contato com o japonês. 

Eu quero melhorar isso. Mas confesso que quero que o aprendizado seja divertido pra mim, traga prazer. Não quero que seja algo forçado e chato. Por esse motivo, não me cobrarei tanto. 

Então, pra resumir, eu não estudei de forma disciplinada nesse ano, e por vez coisas pessoais mexeram comigo e fiquei sem postar aqui (o último post foi no final de junho.). Mas aqui estou eu. Sigamos ;).

Meu plano para aprender japonês em 2021

Tem uma YouTuber poliglota que eu acompanho há uns 2 anos basicamente e ela me inspira muito, a Lindie Botes. Ela fez um vídeo do plano dela para os idiomas que ela já fala e os que quer crescer de nível ou melhorar para o ano de 2021. Este post vai ser inspirado no vídeo dela *-*. Caso queira ver o vídeo aqui está o link (o vídeo está em inglês). 

Antes de tudo, preciso dizer que o meu nível de japonês está no começo do começo, sério. Sei falar o meu nome, perguntar como está a pessoa, sei o hiragana (mas não domino 100% ainda). O katakana sei pouco, e Kanji ainda não sei quase nada, não sei escrever sequer um. Então, você pode ver que ainda não sei o básico do idioma. Estou caminhando para isso.

Isto definido, vamos lá ao meu plano de 2021? Dividi em rotina que quero manter e nas metas que quero alcançar.

Rotina 

Como o japonês não é o meu idioma prioritário para desenvolver, e agora estou trabalhando 8 horas diárias, o tempo que dedicarei será de 15 minutos todos os dias, ou quase todos os dias. Poucos para alguns, mas já faz muita diferença a longo prazo. Portanto, planejo estudar ou ter algum contato com o idioma por pelo menos 15 minutos todos os dias. 

Mas não colocarei essa pressão em mim, pois quero que seja algo leve, mas farei o possível para cumprir. Lembre-se: disciplina ajuda a aprender um idioma e é importante, e é se divertir no processo de aprendizagem é satisfatório. Dica pra mim e pra você: use o tempo que você puder e estiver ao seu alcance e não se estresse no processo de aprendizagem, um passo de cada vez.

Metas

  • Assistir a um vídeo em japonês no YouTube pelo menos 1 vez na semana.
  • Assistir pelo menos a um anime durante o ano, com o áudio em japonês e a legenda em português ou inglês na primeira vez. E assistir outra vez o mesmo anime com o áudio em japonês e a legenda em japonês. Isso até dezembro de 2021.
  • Ler 1 livro (não sei se será mangá, romance, ainda decidirei) em japonês de linguagem fácil até setembro de 2021.
  • Solidificar o meu aprendizado do Katakana até fevereiro de 2021.
  • Até o final de 2021 quero alcançar pelo menos o básico, de maneira sólida, do japonês. Sendo capaz de me apresentar, perguntar coisas básicas sobre a pessoa com quem estiver conversando, perguntar sobre o tempo, ler textos simples de japonês, entender vídeos curtos e de linguagem simples. 
Essas são as principais metas que separei. Quero aos poucos incorporar o idioma no meu dia a dia. A parte de lições não coloquei pois estudo de maneira autodidata e de forma aleatória. Espero que ajude vocês a fazerem o mesmo e traçar as metas. Sintam-se livres. Com relação a revisar as metas, penso em revisar trimestralmente ou semestralmente. É algo que ainda decidirei.

(Veja nosso post com dicas para aprender japonês mais rápido)*atualizado

O blog e última conversa

Planejo publicar posts aqui de maneira mais consistente. Fiquem ligados para o próximo post que sairá em breve. Por fim, gostaria de deixar links com posts que publicamos neste ano no 365diasdejaponês. Veja:
E aí, conta pra gente agora: como você está se planejando para continuar aprendendo japonês em 2021? Este post te ajudou? Deixa um comentário pois estamos aqui esperando saber da sua opinião. Até mais!

Comentários

  1. Ajudou bastante esse blog, mas seria melhor usar materiais mais avançado para poder tentar sair do básico; muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha estudado japonês em 2015, mas com o tempo e por estudar sozinha em casa acabei desmotivando, agora em 2021 planejo voltar com a rotina de estudo tbm. Vou continuar a acompanhar esse blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário