5 dicas para aprender japonês mais rápido

5 comidas japonesas mais populares pelo mundo afora



Comida japonesa te deixa com "água na boca"? Nunca experimentou uma comida típica do Japão, mas tem essa vontade forte dentro de você? Ou já comeu comidas do Japão e quer saber mais sobre? Se a sua resposta foi "sim" para alguma dessas perguntas,  saiba que este post vai mostrar 5 comidas do Japão mais populares pelo mundo afora. Claro que há outras, mas decidi focar apenas em 5. Depois deste post, duvido você não querer se deliciar com um ou todos esses pratos. Acompanhe!

Sushi

O Sushi (すし) é uma das comidas que você mais vê em séries, novelas, filmes etc., e talvez seja a primeira palavra que você pensa quando ouve o termo "comida japonesa". Este prato provoca diversas reações nas pessoas ao vê-lo. Desde uma estranheza até frases do tipo "já comi e amo" e "nunca comi, mas tenho vontade de experimentar". 

O Sushi, em poucas palavras, é peixe fermentado (especificamente, o salmão) e arroz. Mas pera aí, não é só isso. O peixe é conservado em uma técnica antiga e não é qualquer arroz.

Caso você nunca tenha visto em nenhum lugar ou programa, mostro uma imagem abaixo desse prato. Veja!
Sushi comidas japonesas


Deu vontade de experimentar? Bom, né? Então aí vai um vídeo de um canal do Youtube ensinando a fazer (caso seja do seu interesse). Ou você pode solicitar via Delivery aonde você mora, caso tenha essa opção e queira muito.




Rámen

Lámen ou rámen (ラーメン, em japonês), de acordo com o Wikipedia, "normalmente é composto por um tipo de macarrão chinês, uma sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango, e temperados com uma base tarê que da sabor ao caldo base, para a". Mas esse prato pode ser servido de diversas formas, ou seja, não há uma forma única. 

Famosos nos animes (lembro que em Naruto quase sempre o próprio personagem principal, e outros personagens também, hora ou outra acabam comendo na refeição). É difícil não sentir vontade de comer enquanto você está assistindo a esse anime, ainda mais vendo a expressão deles de satisfação quando estão comendo.

O framigerado miojo lembra esse prato, mas não o resume muito bem. Pois este leva muito mais ingredientes e sabores, como se fosse uma sopa realmente. Mas vale dizer que existe o rámen popular e tradicional e outras versões dele. Enfim, há um diversidade para você conhecer ;). 

Ah, olha só este vídeo que eu achei ensinando a fazer o rámen. E olha a inspiração da chef, haha. Isso mesmo, NARUTO. Você vai amar assistir!


Tempura

O terceiro prato vai impressionar você com a história. O Tempura (天ぷら ou てんぷら, em japonês), apesar de muitos não saberem, é um prato de origem da culinária portuguesa. Isso mesmo, ele foi adaptado para a culinária japonesa no século XV. 

Exportado por missionários, o tempura como hoje conhecemos tem características da culinária do Japão, se popularizando como um prato típico de lá. Você já sabia disso? Arrisco a dizer que não. O Tempura é um dos pratos mais conhecidos e costumar aparecer com certa frequência em séries de lá (Japão) e também em alguns filmes estrangeiros.

Basicamente, de forma resumida, o Tempura são pedaços de frutos do mar fritos e legumes. Para você entender melhor, veja esta imagem abaixo. Tem o jeito próprio de comer, assim como todos os outros pratos japoneses.

Tempura comidas japonesas

Yakisoba

O Yakisoba (焼きそば, em japonês), prato japonês conhecido em praticamente todo o mundo, é composto por um tipo de macarrão chamado sobá ou sobá de Okinawa, legumes e verduras, e algum tipo de carne adicionado. Essas verduras e legumes costumam ser grelhados e o macarrão além de ser desse tipo, pode ser o do semelhante ao do rámen

É muito difícil você já não ter ouvido falar sobre ele antes, pois é bastante popular aqui no Brasil. Há diversos estabelecimentos que preparam esse prato e isso tem chegado a cidades pequenas também. Então aproveite: experimente essa comida, que é uma das mais populares do Japão. Fica a dica.

Yakisoba comidas japonesas

Yakitori

Yakitori (焼 き 鳥, や き と リ), uma comida japonesa, basicamente é frango grelhado no espeto, com uma técnica japonesa, é claro. Também apresenta algumas variações, como o Tebasaki (手羽先), o Tsukune (つくね) e o Momo (もも), por exemplo. Essa comida faz bastante parte da cultura deles, de comer no dia a dia, na locomoção do trabalho pra casa etc, além de ter um preço acessível.

Uma curiosidade é que são preparados normalmente nos chamados yakitori-ya, que são restaurantes ou barracas japonesas. Interessante, não é?!? Veja uma imagem do yakitori abaixo.

yakitori comidas japonesas

Deu uma vontade agora de comer cada um desses pratos. Acredito que você tenha sentido o mesmo agora. Pode confessar, rs. Ainda mais vendo essas imagens, que só desperta ainda mais essa vontade. Olha só: neste post, infelizmente, não deu pra abordar todas as comidas japonesas populares e que são conhecidos pelo mundo afora, apenas escolhi as "principais" com base na minha pesquisa e percepção. 

Ou seja, claro que faltaram outras comidas, apenas escolhi 5. Mas vamos a uma conversa agora: conta aí qual você conhece e alguma que você acha que merecia estar na lista. Tô curioso pra saber. E não esquece de compartilhar este post com os amigos e amigas. 

Comentários