5 dicas para aprender japonês mais rápido

Aprender japonês sozinho é possível? - Tudo que você precisa saber

como aprender japonês sozinho

Não tenho dinheiro pra investir em cursos, e agora? Consigo aprender japonês sozinho? Se você chegou neste post querendo uma resposta clara para essa dúvida, fique por aqui. O 365diasdejaponês não só vai responder, como também vai trazer algumas informações para deixar você mais seguro sobre esse assunto. E tem mais: no final diremos como você pode aprender japonês sozinho, em casa. Continue a ler e não perca tempo!

Como se aprende uma língua?

Essa é a pergunta que vai nortear o nosso entendimento sobre se aprender japonês sozinho é possível. E temos duas razões pra isso. A primeira é: porque precisamos saber o processo de aprender um novo idioma. E a segunda razão é: que precisamos saber o que é necessário para isso. Assim, fica mais fácil entender se aprender o idioma de maneira autodidata é possível ou não.

Já quer a saber a resposta, não é? Mas primeiro entenda essas duas coisas, se não você vai continuar confuso, e esse não é o nosso objetivo. Vamos lá? :)

Aprender um novo idioma é um processo de input e output. Sim, esses dois termos em inglês resumem esse processo muito bem. Input, traduzindo para o português, quer dizer entrada, e no caso de aprender um idioma, é receber desse o conteúdo, se alimentar dele, de coisas e cultura de tal língua. Ou seja, ouvir, ler, consumir muito conteúdo nesse idioma. Qualquer forma que traga um contato com o idioma que você está aprendendo. Um bom exemplo de input é assistir à animes, em japonês. Ah, já ia esquecendo: assistir à doramas japoneses também é uma ótima opção.

Aqui tem dicas de animes. E só você for um iniciante no japonês, aconselho a assistir com a legenda em português e conforme você for avançando pode arriscar a ver com a legenda em japonês também.

O output, por outro lado, é a saída, que precisa de muita entrada (input). Não melhorou em nada essa descrição, mas você vai entender agora. Podemos exemplificar como algo que foi produzido por meio de consumo, pense numa matéria prima e esforço para gerar um produto. O output seria esse produto, entendeu? Um exemplo mais fácil: um bebê antes de falar ele ouve muito os pais, tios e avó e avô falar, e só depois começar a pronunciar as primeiras palavras.

Essas primeiras palavras seriam o output. Assim, no output temos a escrita e a fala, que são habilidades que requerem um esforço maior. 

O que é necessário para aprender uma língua?

Contato contínuo. Nada mais, nada menos que tempo aplicado no estudo e no contato com o idioma, no seu caso, o japonês. Por isso é importante que você tenha metas de estudo e motivação (pense no porquê você quer aprender o japonês: pode ser pra assistir à animes e doramas sem legenda, viajar pro Japão no futuro ou melhor as chances de conseguir um emprego).

A gente sabe que aprender uma língua não é um processo fácil. Se você tem uma vida bem corrida, não esquenta, 15 minutos no seu dia a dia, na hora do intervalo, já faz muita diferença. Acredita em mim, eu sou um autodidata declarado. Como não tenho dinheiro para pagar curso e não sou muito chegado no sistema tradicional de ensino de muitos escolas, estudo e aprendo em casa.

Afinal, aprender japonês sozinho é possível?

Agora que você leu como, mais ou menos, se aprende um novo idioma, e o que é necessário para isso, e ainda está com dúvida se é possível aprender japonês sozinho, tenho uma resposta. Baseada em pesquisas científicas sobre aquisição de língua, digo que sim. É perfeitamente possível! É só olhar também vários relatos de pessoas que aprenderam sozinhas.

Que o japonês é considerado por muitos uma das línguas difíceis você já sabe. Mas é completamente possível aprender esse idioma sozinho. Você é capaz! Agarre essa frase com você. Apesar de exigir bastante dedicação, aprender japonês sozinho é possível sim. Se joga nessa aventura! Eu aprendo sozinho também, e você que acompanha o blog sabe muito bem! Nós podemos e nós conseguimos! Detalhe: estou aprendendo inglês há uns anos e meu entendimento (e nível) melhorou tanto...imagina só.

E como aprender japonês sozinho?

Pronto para as dicas? Vamos lá! Primeiro, aprenda um dos alfabetos do japonês. Isso é importante pra você treinar a leitura e escrita e começar a aprender palavras e frases básicas. Meu conselho para você é começar com o Hiragana (os outros alfabetos são o Katakana e o Kanji). Neste post aqui explico porquê comecei por ele, e o meu plano inicial para aprender o idioma.

Passe a ouvir músicas de cantores/cantoras e bandas japonesas. E sempre olhe a letra e compare com o idioma que você já sabe, no caso o português. Quanto mais você fizer isso, mais você vai se acostumar com a sonoridade do idioma e até como se pronuncia algumas palavras.

Outra dica é: assista à animes ou dramas japoneses, os famosos doramas, e a filmes também. Como escrevi no começo do post, isso vai ajudar a você ter contato com o japonês e estar sempre praticando, além de entender mais sobre a cultura deles (o que é um fator importante no aprendizado). Outro recurso legal são vídeos no YouTube.

Pra resumir, vou dar mais uma dica. Mas há várias delas, caso vocês queiram, podem pedir. A última dica é: Separe no mínimo um tempo determinado para estudar o idioma todos os dias. Pode ser 15 ou 30 minutos. O quanto você puder e quiser será bom, desde que haja uma constância. Como disse no segundo tópico deste post, isso é importante para se tornar fluente em uma língua.

E aí, ainda resta alguma dúvida sobre se aprender japonês sozinho é verdade? Comenta aqui nesse post, queremos saber sobre você. Ah, e não esquece que daqui a uns dias sai o meu post atualizando a minha rotina de aprendizado (*Atualização: já saiu, veja aqui). Até mais, Deus abençoe a sua vida!


Comentários

  1. Estou a mais ou menos 246 dias aprendendo a língua japonesa já memorizei o hiragana e o katakana mas o kanji e um pouco complicado, sei falar o japonês muito bem mas não entendo por que não consigo falar fluentemente qual seria o meu erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, posso dizer que você já está indo muito bem. Conseguir se comunicar sem passar por perrengues já é um sinal de evolução. Pense pelo lado bom: comparado há uns meses atrás, você já sabe o hiragana e o katakana e consegue se comunicar pelo menos o necessário. O kanji é mais complicado mesmo, existem milhares (muitos japoneses inclusive não sabem todos).
      Um dica que eu dou pra você é praticar mais a fala e a escrita. Experimenta falar sozinho em japonês pra treinar e entra em aplicativos pra falar com nativos (com segurança, é claro). Usa um diário pra escrever em japonês sobre o seu dia, outra dica. Aos poucos você vai ver uma melhora ;). Uma ótima jornada pra você!

      Excluir

Postar um comentário