5 dicas para aprender japonês mais rápido

Aprender um idioma com duolingo realmente funciona? Vantagens x Desvantagens

O título deste post é uma pergunta que eu vejo sempre. Se você nunca fez esse questionamento ou nunca ouviu ninguém fazer, talvez este post não seja pra você.

Tá aqui ainda? Então segue o fio e leia esse conteúdo brilhante que vai mudar a sua visão a respeito desse aplicativo.

Como vocês sabem, eu uso o  Duolingo para ajudar no meu aprendizado de japonês. Apesar de ser recente o meu estudo nesse idioma em específico, eu uso o Duolingo basicamente desde 2015. Então, são 5 anos e posso dizer que tenho experiência com o aplicativo.

Mas o que você quer saber é outra coisa, não é? Que é se o Duolingo funciona pra aprender um novo idioma. Vem  comigo que eu vou lhe contar tudo que você precisa saber. Continue!

Neste post você vai entender o que é o duolingo, e as suas vantagens e desvantagens no aprendizado de um idioma. Vamos lá!'

aprender idioma com duolingo é  possível? saiba se o aplicativo duolingo funciona para aprender idiomas

Duolingo - O que é?

O Duolingo é um aplicativo de aprendizagem de línguas, disponível nos sistemas Android e iOS. Há também a versão web, com algumas diferenças. Só no app, por exemplo, que você pode praticar a fala.

Disponibilizado à maior parte do público em 2012, o app tem o servico gratuito e o serviço premium (o pago). Eu utilizo o gratuito pois pra mim já tem bastante recurso e por isso fico satisfeito. Se vocês quiserem um post sobre as diferenças, podem pedir.

No aplicativo Duolingo você ouve diálogos e pronúncia de palavras, escreve a tradução da língua que você está aprendendo para a língua que você está usando para isso. Além de transcrever no idioma que você está estudando quando ouve uma frase. Tem também forums e dicas em cada bloco, além de mais recursos. Ou seja, tem bastante coisa proveitosa.

A seguir vou mostrar vantagens e desvantagens do Duolingo, baseadas na minha experiência e em um artigo cientifico que li, do Gerova (agradeço a ele, por sinal. Pois me ajudou muito na escrita deste post).

Vantagens

Acessibilidade

Basta um celular na palma da mão ou um notebook, ou até um computador de messa, e você está tendo contato com o idioma que você está estudando. Simples, rápido e fácil. Isso é claro: você vai precisar de um desses dispositivos e uma conexão com internet.

Resumindo: como um ferramenta que é, o Duolingo ajuda no acesso ao idioma interessado pela pessoa, no caso: VOCÊ.

Consistência

Se você usa o Duolingo no celular, você vai ser lembrado pelo próprio app todo dia a praticar por pelo menos uns minutinhos. E como pra aprender uma língua, a gente precisa ter contato regularmente, todo dia se possível, isso é muito bom e por isso é uma vantagem.

E se você for uma pessoa competitiva e que gosta de jogos, a sua vontade de usar o aplicativo só vai ser maior. Porque ele tem política de recompensas, pontuações, rankings etc. É uma oportunidade para aprender se divertindo.

Repetição

Outra vantagem do Duolingo é a repetição, pois a plataforma vez ou outra repete palavras e frases pra você praticar quando entende que você está sem ter contato com essas palavras e/ou frases há um tempo. E só pra constar: repetição espaçada só ajuda no aprendizado de um idioma. Muito bom, não é?

Desvantagens

Diálogo não tão comum (apesar da pouca frequência)

Às vezes, você aprende frases que não são tão usuais, que não são tão necessárias no diálogo do dia a dia. Esse é um dos motivos que me levam a dizer que não é confiável que o seu aprendizado na língua esteja resumido apenas nesse aplicativo. Pois, caso isso aconteça, suas chances de se tornar fluente estarão bem reduzidas. É preciso enriquecer com outros recursos também, e sempre lembrando de praticar. Ok?!?

Uma boa notícia é que isso tem melhorado no aplicativo, e hoje as frases que você tem contato são mais usuais do que as que eram mostradas há uns 5 anos (que foi quando eu comecei), por exemplo. Então, apesar de existir essa desvantagem, é algo que vem melhorando bastante.

Falta de equilíbrio nas habilidades

O aplicativo apesar de trabalhar com as 4 habilidades (escuta, fala, escrita e leitura), ele é melhor desenhado para trabalhar com a escuta e a leitura. Então isso é um "pecado", podemos dizer, pois você fica melhor em uma habilidade (no caso, em duas) do que em outra (as duas que sobraram).

E talvez você saiba (se não souber, estou dizendo agora ~gargalhadas leves em tom de afeto rs~) que pra aprender um idioma novo de forma eficiente é importante que você foque nessas 4 habilidades de maneira igual. A não ser que você queria usar o idioma apenas para conversas informais e viagens rápidas e acabou, esquecendo da escrita e outras coisas. Se for assim, você perderá uma infinidade de oportunidades que uma língua nova nos dá.

Considerações

Esses foram alguns dos prós (vantagens) e contras (desvantagens) que eu trouxe pra este post pra ajudar vocês a entender se o Duolingo funciona pra aprender um novo idioma. Deu pra entender que o aplicativo enquanto ferramenta é muito bom. Mas ainda tem umas desvantagens que precisam ser melhoradas. 

No geral, pode-se dizer que é uma ferramenta que ajuda no aprendizado do idioma, mas que não deve ser usada sozinha. Precisa combinar com outros recursos para se tornar eficaz na aprendizagem. Sem falar que é importante que você, enquanto usuário do aplicativo, use-o de forma consciente, buscando aprender em cada detalhe.

Agora um pergunta pra você: você usa o aplicativo? O que acha dele? Conta pra gente do 365diasdejaponês o que você achou deste post também. Não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais ;), assim você ajuda o nosso trabalho, feito com tanta dedicação. 

Comentários